SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número90Conflictos urbanísticos y movilizaciones ciudadanas: reflexiones desde BarcelonaCreación de imagen, visibilidad y turismo como estrategias de crecimiento económico de la ciudad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versión impresa ISSN 0430-5027

Resumen

PAREJA-EASTAWAY, Montserrat. Construindo a Barcelona criativa: novos actores, novas estratégias. Finisterra [online]. 2010, n.90, pp.133-152. ISSN 0430-5027.

Barcelona está na mira internacional. A cidade que triunfou com a organização dos Jogos Olímpicos em 1992 procura no século XXI afirmar-se como uma cidade criativa. Mas é necessário criar as condições para que Barcelona se converta numa cidade atractiva para o talento criativo e as empresas. O reconhecimento do substrato histórico-económico, como ponto de partida para a cidade criativa, juntamente com o papel motor da cultura na geração de uma bagagem distintiva e peculiar, fazem de Barcelona uma cidade diferente. No entanto, isto não é suficiente. A participação de todos os actores em torno de uma estratégia partilhada coloca a Barcelona o maior desafio do futuro, assim como a minimização dos efeitos negativos que inevitavelmente acompanham o êxito desta estratégia. Empresas, instituições, cidadania constituem os melhores activos da cidade: é necessário unir esforços e aproveitar os efeitos que se geram entre eles. O consenso e a participação vão além de meras utopias convertendo-se em factores imprescindíveis na cidade de amanhã. A iniciativa pública exerce liderança em Barcelona: as conexões entre as necessidades dos sectores criativos e os mecanismos de intervenção pública são, sem dúvida, a maior garantia de sucesso.

Palabras clave : Barcelona; cidade criativa; trajectórias urbanas; liderança pública; factores “hard”e “soft”; “network” de localização.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons