SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número98A ilha de calor em Lisboa. Estudo estatístico (2004-2012)Simulação e medidas in-situ da temperatura radiativa média. Exemplo em Lisboa (Portugal) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

BALTAZAR, Sofia. Novos mapas bioclimáticos de Lisboa. Modelação da temperatura fisiológica equivalente. Finisterra [online]. 2014, n.98, pp.81-94. ISSN 0430-5027.

O efeito do clima sobre a sensação, o conforto e o stress térmicos pode avaliar-se com aux ílio de índices bioclimáticos, que combinam vários parâmetros atmosféricos. Neste contexto, e na perspectiva do conforto bioclimático da população de Lisboa, foi desenvolvida uma metodologia para a elaboração de mapas bioclimáticos e efectuada a modelação espacial de um índice aplicado a esta cidade - Physiological Equivalent Temperature (PET). Com recurso aos sistemas de informação Geográfica (SIG), procedeu-se à modelação espacial de variáveis meteorológicas e físicas do território e ao cálculo da PET, para condições meteorológicas diferenciadas. Os mapas resultantes contribuem para um melhor conhecimento do conforto térmico na cidade de Lisboa e constituem instrumentos para a sua caracterização bioclimática e apoio a acções de ordenamento e de protecção civil.

Palavras-chave : Mapas bioclimáticos; clima urbano; conforto térmico; Physiological Equivalent Temperature; Lisboa; Portugal.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons