SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número107O Brasil e o ÁrticoTeorias não-representacionais na geografia II: métodos para uma geografia do que acontece índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

MANZANO ITURRA, Karen Isabel. Colômbia - Nicarágua. História e geopolítica, em uma decisão do Tribunal Internacional de Justiça. Finisterra [online]. 2018, n.107, pp.141-158. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis10328.

O desenvolvimento histórico dos Estados condicionou as suas fronteiras, mas também no confronto de representações geopolíticas, como a disputa na Nicarágua - Colômbia apresentada no Tribunal Internacional de Justiça. Os arquipélagos de San Andres, Providencia e Santa Catalina, estavam na posse da Colômbia desde 1928, mas a Nicarágua definiu uma nova linha para os incluir na sua propriedade, a plataforma continental e a Zona Económica Exclusiva. Pretendemos analisar os principais aspectos históricos e geopolíticos, utilizando uma metodologia qualitativa, num período de tempo entre 1928 e 2012, que procura compreender a falha do Tribunal.

Palavras-chave : Zona Económica Exclusiva; Tribunal Internacional de Justiça; Geopolítica; representações; recursos naturais.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons