SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número108Lição Anual da Finisterra: o género na geografia. direções, desafios e oportunidadesClusters municipais de bioenergia: um contributo para a prevenção de incêndios florestais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

RIBEIRO, Patrícia; FERRAO, João  e  SEIXAS, Júlia. A integração da adaptação às alterações climáticas no planeamento: o caso da Baixa Pombalina de Lisboa. Finisterra [online]. 2018, n.108, pp.15-38. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis14723.

A Baixa Pombalina é uma área histórica central da cidade de Lisboa, situada junto ao estuário do Tejo, onde se concentram diversas atividades económicas nomeadamente turísticas. Neste artigo é analisada e mapeada a vulnerabilidade desta área, ao nível da subsecção estatística, à ocorrência de inundações e à subida do nível médio das águas do mar. A metodologia usada mostra como foram determinadas as diferentes componentes da vulnerabilidade, assim como a importância do contexto local para a definição dos índices compósitos. Como resultados, obtiveram-se vinte e dois hotspots de vulnerabilidade, tendo sido propostas seis opções de adaptação a integrar no Plano de Pormenor em vigor para aumentar a resiliência deste território.

Palavras-chave : Análise de vulnerabilidade; subida do nível médio do mar; inundações urbanas; planeamento; opções de adaptação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons