SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue108Municipal clusters of bioenergy: a contribution to forest fire preventionThe roots of the moroccans in Spain: the beginning of a new migratory phase author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

Print version ISSN 0430-5027

Abstract

ANDRADE, José A.; SILVA, Tiago G.; TRINDADE, Hugo M.  and  NABAIS, Claudino. Implementação de uma rede de estações agrometeorológicas em Timor-Leste: um estudo de caso. Finisterra [online]. 2018, n.108, pp.53-70. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis13703.

Uma agricultura moderna e desenvolvida requer monitorização permanente e fidedigna de variáveis meteorológicas/climáticas e biológicas em estações agrometeorológicas. O objetivo deste trabalho consistiu em propor a implementação uma rede de estações agrometeorológicas em Timor-Leste, um país em desenvolvimento do Sudeste Asiático, com monitorização climática/meteorológica irregular nas últimas décadas, principalmente devido à instabilidade política (guerras, ocupações,…) e que, à data, era desprovido de qualquer rede nacional de estações meteorológicas. Para tal, foram tidos em conta fatores como a divisão administrativa do país e a zonagem agroclimática disponível, a localização das estações existentes e daquelas com registos históricos relevantes, as práticas agrícolas e florestais no país, os centros de investigação agrícola existentes, bem como a estrutura e composição das estações existentes (número e tipo de sensores, sistema de comunicação,…) e os recursos humanos que garantam uma adequada gestão das redes de estações. Foi proposta a implementação de uma rede composta por 50 estações meteorológicas para cobrir todo o território nacional (299,34 km2/ estação) e, com a adição de medidores de parâmetros agrometeorológicos em 15 destas estações, criada uma rede nacional de estações agrometeorológicas. Com o objetivo de responder a qualquer alteração substancial nas condições financeiras ou técnicas em um país em constante mudança, foi salvaguardada a flexibilidade na composição de cada rede. Todas as metodologias e recomendações foram discutidas com base em um "conceito de gestão para estações meteorológicas", que exige não apenas rigor científico na escolha de locais a serem monitorizados, mas também manutenção, formação de recursos humanos e envolvimento de populações beneficiárias.

Keywords : Estações agrometeorológicas; estações meteorológicas; rede de estações agrometeorológicas; Timor-Leste; zonagem agroclimática.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License