SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número108Clusters municipais de bioenergia: um contributo para a prevenção de incêndios florestaisFixação de marroquinos em Espanha: o início de uma nova fase migratória índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

ANDRADE, José A.; SILVA, Tiago G.; TRINDADE, Hugo M.  e  NABAIS, Claudino. Implementação de uma rede de estações agrometeorológicas em Timor-Leste: um estudo de caso. Finisterra [online]. 2018, n.108, pp.53-70. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis13703.

Uma agricultura moderna e desenvolvida requer monitorização permanente e fidedigna de variáveis meteorológicas/climáticas e biológicas em estações agrometeorológicas. O objetivo deste trabalho consistiu em propor a implementação uma rede de estações agrometeorológicas em Timor-Leste, um país em desenvolvimento do Sudeste Asiático, com monitorização climática/meteorológica irregular nas últimas décadas, principalmente devido à instabilidade política (guerras, ocupações,…) e que, à data, era desprovido de qualquer rede nacional de estações meteorológicas. Para tal, foram tidos em conta fatores como a divisão administrativa do país e a zonagem agroclimática disponível, a localização das estações existentes e daquelas com registos históricos relevantes, as práticas agrícolas e florestais no país, os centros de investigação agrícola existentes, bem como a estrutura e composição das estações existentes (número e tipo de sensores, sistema de comunicação,…) e os recursos humanos que garantam uma adequada gestão das redes de estações. Foi proposta a implementação de uma rede composta por 50 estações meteorológicas para cobrir todo o território nacional (299,34 km2/ estação) e, com a adição de medidores de parâmetros agrometeorológicos em 15 destas estações, criada uma rede nacional de estações agrometeorológicas. Com o objetivo de responder a qualquer alteração substancial nas condições financeiras ou técnicas em um país em constante mudança, foi salvaguardada a flexibilidade na composição de cada rede. Todas as metodologias e recomendações foram discutidas com base em um "conceito de gestão para estações meteorológicas", que exige não apenas rigor científico na escolha de locais a serem monitorizados, mas também manutenção, formação de recursos humanos e envolvimento de populações beneficiárias.

Palavras-chave : Estações agrometeorológicas; estações meteorológicas; rede de estações agrometeorológicas; Timor-Leste; zonagem agroclimática.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons