SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número110A função residencial na regulação da solo não urbanizável da Península IbéricaGénero e inovação nos novos processos de re-ruralização em Espanha índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

MACIEJEWSKA, Monika  e  MIRALLES-GUASCH, Carme. "Tenho filhos e por isso conduzo": percepções e motivações da opção modal de mães trabalhadoras residentes nos subúrbios. Finisterra [online]. 2019, n.110, pp.55-74. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis16035.

A mobilidade das mães é muitas vezes sobrecarregada pelo número de viagens. O objetivo deste estudo é compreender a escolha modal das mães que viajam para um destino suburbano. A análise tem em considera ção as viagens relacionadas com todas as atividades diárias realizadas e não apenas as viagens casa-trabalho. No entanto, o facto de se realizar uma viagem intermunicipal para o trabalho é crucial, pois condiciona outras viagens. Realizadas e analisadas 15 entrevistas em profundidade, focamos os sentimentos, percepções e crenças expressas pelas entrevistadas sobre as suas escolhas modais habituais e alternativas de transporte existentes. Todas as pessoas entrevistadas viajam para um nó de atividade suburbana na Região Metropolitana de Barcelona (Espanha). Entender a experiência deste segmento populacional revela-se útil para os decisores políticos na criação de programas e políticas eficazes destinadas a substituir o uso do automóvel por modos de transporte mais sustentáveis.

Palavras-chave : Escolha modal; mulheres; determinantes; comportamento de mobilidade; qualitativo; Região Metropolitana de Barcelona.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons