SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número111A construção dos conceitos de "sul-alternidade" e geopolítica no CaribeMétodo para os estudos do periurbano: uma experiência latinoamericana índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

GONZALEZ-ALEJO, Ana Laura; PROPIN FREJOMIL, Enrique  e  ROSALES-TAPIA, Ana Rosa. Padrões territoriais de acesso ao retalho alimentar na cidade do México. Finisterra [online]. 2019, n.111, pp.133-152. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.108055/Finis16456.

A liberalização do comércio no México desde 1980 ampliou o domínio das modernas formas de distribuição, bem como a estagnação do tecido comercial tradicional, o que gerou desigualdades territoriais. Este artigo tem como objetivo identificar padrões de acesso ao comércio alimentar e a sua associação com a marginalização urbana na Cidade do México, reconhecendo que as disparidades no território se manifestam a partir de uma abordagem espacial. Na primeira parte, o artigo apresenta uma revisão conceptual dos desertos alimentares como uma abordagem através da qual as disparidades territoriais espelham, não apenas as limitações ao acesso físico dos estabelecimentos comerciais, mas também as limitações económicas que tornam impossível a deslocação de pessoas para outros centros de consumo, restringindo-as aos seus espaços de proximidade. Na segunda parte é analisada a estrutura urbana da Cidade do México, considerando os factores que influenciam a distribui ção de diferentes tipologias de comércio alimentar. Posteriormente, adoptou-se uma estratégia metodológica para a delimitação das áreas com acesso diferenciado aos estabelecimentos de comércio alimentar, cruzando esta informação com os diferentes níveis de marginalização urbana na Cidade do M éxico. Finalmente, conclui-se que grandes áreas do centro, norte e leste da cidade caracterizam-se pela presença de estabelecimentos comerciais associados à venda de produtos de menor qualidade, enquanto as áreas periféricas do sul e sudeste revelam uma ausência acentuada de estabelecimentos de comércio alimentar.

Palavras-chave : Acesso a alimentos; ambiente de retalho alimentar; disparidades espaciais de alimentos; desertos de alimentos; México.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons