SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número112Movilidad urbana y municipios saludables en la AML: tendencias entre las últimas dos décadas (2000 y 2010)Modelación cronológica de secuencias sedimentales del estuario de la ribera de Bensafrim con base en la estadística bayesiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versión impresa ISSN 0430-5027

Resumen

MILEU, Nelson; RODRIGUES, António Carmona  y  VALENTE, Adelaide. Gestão de riscos de inundação: implementação da diretiva europeia 2007/60/CE na Região Autónoma da Madeira. Finisterra [online]. 2019, n.112, pp.97-112. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis15157.

O Decreto-Lei nº. 115/2010, de 22 de outubro, em que a Diretiva 2007/60/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2007, relativa à avaliação e gestão dos riscos de inundações é transposta para o direito nacional português, estabelece um quadro de avaliação e gestão dos riscos de inundações. As inundações rápidas e as aluviões têm uma longa história na ilha da Madeira, resultando em vários impactos adversos na saúde humana, ambiente, património cultural e atividade económica. Por este motivo e desde a aluvião catastrófica de 20 de Fevereiro de 2010, o estabelecimento do plano de gestão do risco de inundação na Região Autónoma da Madeira assume uma importância redobrada. O objetivo é apresentar os métodos de análise de risco de inundação e as opções técnicas adotadas na elaboração das cartas de zonas inundáveis e cartas de riscos de inundações, bem como a estratégia do plano de gestão de risco de inundação da Região Autónoma da Madeira. Para demonstrar os princípios e etapas da implementação da Diretiva de Riscos de Inundações na Região Autónoma da Madeira, a bacia hidrográfica dos Socorridos é utilizada como estudo de caso. Apesar das características vulcânicas e montanhosas da ilha da Madeira e das especificidades das aluviões, os métodos de análise de risco de inundação utilizados estão em harmonia com os requisitos da Diretiva de Risco de Inundações. Outra questão importante é a estratégia do plano de gestão dos riscos de inundações que aborda todos os aspetos da gestão dos riscos de inundações.

Palabras clave : Diretiva Riscos de Inundações; cartas de zonas inundáveis; cartas de riscos de inundações; plano de gestão dos riscos de inundações; Região Autónoma da Madeira.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons