SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número113Transferencia de conocimiento en las actividades culturales y criativas: notas comparativas de las regiones del espacio atlanticoDel siglo XIX al XXI: estudio comparativo de la vegetación primitiva a través de la vista de Saint-Hilaire y las fitofisionomias actuales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versión impresa ISSN 0430-5027

Resumen

RODRIGUEZ-BARCON, Alberto. O papel da classe criativa na gentrificação comercial do centro histórico de a Coruña. Finisterra [online]. 2020, n.113, pp.89-116. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis19046.

O objetivo geral deste artigo é caracterizar a existência de um processo de gentrificação comercial no bairro de Orzán, um dos quatro que compõem o centro histórico da cidade de A Coruña (Espanha). Por um lado, o processo estrutural de degradação física do bairro reconfigurou a sua imagem de marca, atraindo novos modelos de negócios alternativos e underground. Por outro lado, sugere-se que o crescente peso da classe criativa na cidade, nutrido pelo sucesso de multinacionais globais como a Inditex, demanda e sustenta esse novo tipo de negócio de acordo com suas preferências estéticas de consumo e entretenimento, proporcionando assim uma nova funcionalidade comercial para o Orzán. Sugerimos que é na pulsão dialética entre esses dois processos que a gentrificação comercial do bairro é gerada. É realizada uma abordagem etnográfica para analisar a degradação material do bairro e a transformação do seu tecido comercial complementado com a exploração de várias fontes secundárias e o uso do visualizador histórico do Google Street Viewer. Além disso, é desenvolvida uma medição da classe criativa com base na variável “trabalho” e em diferentes escalas espaciais, aplicando quatro indicadores construídos a partir de diferentes interpretações do conceito de classe criativa no contexto espanhol.

Palabras clave : Classe criativa; gentrificação; imagem de marca; centro histórico; A Coruña.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons