SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115O mosaico territorial do risco ao contágio e à mortalidade por COVID-19 em Portugal continental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versión impresa ISSN 0430-5027

Resumen

COSTA, Eduarda Marques da  y  COSTA, Nuno Marques da. O processo pandémico da COVID-19 Em Portugal Continental. Análise geográfica dos primeiros 100 dias. Finisterra [online]. 2020, n.115, pp.11-18.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis20361.

A difusão espacial do vírus SARS-CoV-2 vem destacar a importância da geografia na interpretação deste fenómeno. O presente artigo tem como objetivo identificar as dinâmicas de propagação da COVID-19 em Portugal Continental, à escala do concelho entre março e junho de 2020, nas suas relações com os perfis demográfico e socioeconómico dos territórios. O processo de difusão iniciou-se nas áreas urbanas mais densas, seguindo-se as áreas de fronteira e, posteriormente, propagou-se aos territórios de menor densidade demográfica e mais envelhecidos. A tendência mais recente, mostra uma retoma de importância das áreas urbanas de maior densidade associada aos grupos socioeconómicos mais vulneráveis concentrados na região funcional de Lisboa.

Palabras clave : COVID-19; difusão espacial; fatores sociodemográficos; hierarquia urbana..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )