SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115O mosaico territorial do risco ao contágio e à mortalidade por COVID-19 em Portugal continentalImportância da análise espacial da pandemia de COVID-19 para a geografia da saúde: desafios e perspetivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versión impresa ISSN 0430-5027

Resumen

NASCIMENTO, Ederson; TOMBINI, Larissa Hermes Thomas  y  RIPPLINGER, Fabiane. Espacialização da COVID-19 no sul do Brasil: a interiorização da doença e o caso da mesorregião grande fronteira do Mercosul. Finisterra [online]. 2020, n.115, pp.27-35.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis20367.

O presente ensaio apresenta um mapeamento da distribuição espaço-temporal dos casos de Covid-19 nos municípios da região Sul do Brasil, e aborda as condicionantes de difusão da doença em um recorte territorial do interior dessa região, a chamada Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (MGFM). Observa-se um processo de interiorização da transmissão viral, que na MGFM teve forte correlação com o trabalho em agroindústrias de carne. A disseminação e avanço da Covid-19 na região, atingindo municípios de menor porte, são motivos de preocupação, uma vez que podem comprometer a já frágil estrutura do setor da saúde e agravar as consequências da pandemia local.

Palabras clave : Pandemia; infecções por coronavírus; análise espacial; agroindústria; Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )