SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115Espacialização da COVID-19 no sul do Brasil: a interiorização da doença e o caso da mesorregião grande fronteira do MercosulGeografias da produção de conhecimento em coronavírus: uma análise global e dos países lusófonos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

RIBEIRO, Ana Isabel  e  SANTOS, Cláudia Jardim. Importância da análise espacial da pandemia de COVID-19 para a geografia da saúde: desafios e perspetivas. Finisterra [online]. 2020, n.115, pp.37-42.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis20318.

A pandemia de COVID-19 trouxe uma oportunidade incomparável para a utilização da análise espacial. Mais do que nunca, as pessoas estão a criar mapas para documentar a difusão espaço-temporal da pandemia de COVID-19. Contudo, apesar dos progressos técnicos e computacionais, a análise espacial de dados de vigilância epidemiológica continua a ser afetada por vários desafios, principalmente quando se trata de lidar com dados em quase tempo real de uma doença emergente. Este artigo resume os principais desafios para a análise espacial da pandemia de COVID-19 e possíveis soluções.

Palavras-chave : Modelação espacial; SARS-CoV-2; saúde pública; geografia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )