SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115COVID-19 e a razão hipócrita. Um sistema mundial que se desvaneceLugares da COVID -19 no contexto dos conflitos socioespaciais pela dignidade no Chile índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

MONDARDO, Marcos. Povos indígenas e comunidades tradicionais em tempos de pandemia da covid-19 no Brasil: estratégias de luta e r-existência. Finisterra [online]. 2020, n.115, pp.81-88.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis20364.

O objetivo principal deste texto é fazer uma análise geográfica da situação dos povos indígenas e comunidades tradicionais frente à pandemia da COVID-19 no Brasil. A metodologia combina métodos qualitativo e quantitativo. Refletimos sobre as estratégias de enfrentamento da propagação do vírus, como o fechamento das aldeias por meio de barreiras sanitárias, o uso de aplicativos para monitoramento dos casos, o preparo de ervas pela medicina tradicional e a confecção de máscaras por organizações de mulheres indígenas. Mesmo com a negligência do Estado e diante do risco de genocídio, os indígenas estão se organizando e adotando novas estratégias de luta, articuladas às múltiplas escalas espaciais. As estratégias são orientadas pela cosmologia de cada povo, por decisões coletivas e nas formas de organização territorial autônomas existe um saber que vem da ancestralidade.

Palavras-chave : Indígenas; Covid-19; estratégias; autonomia; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )