SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115Lugares de COVID-19 en contexto de conflictos socio-espaciales por la dignidad en Chile“Se eles lá não fazem nada, faremos tudo daqui”: desigualdade e solidariedade nas periferias brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versión impresa ISSN 0430-5027

Resumen

CASTILHO, Cláudio Jorge Moura de  y  SILVA, Katielle Susane do Nascimento. Injustiças socioespaciais e COVID-19 em recife (Brasil). Finisterra [online]. 2020, n.115, pp.97-104.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis20290.

Este ensaio reflete sobre a atual crise pandémica da COVID-19 procurando problematizá-la a partir das desigualdades sociais na cidade do Recife, na região Nordeste do Brasil. O método é analítico-reflexivo a partir da espacialização da COVID-19, tendo como suporte teórico o desenvolvimento geográfico desigual no seio das sociedades capitalistas. Chamamos à atenção para as desiguais suscetibilidades sociais e condições de resposta à crise pandémica por parte da população, as quais se ligam às injustiças presentes e (re)produzidas na cidade.

Palabras clave : COVID-19; desigualdades; racionalidade capitalista neoliberal; Recife.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )