SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115O impacto da COVID-19 nos e nas estudantes internacionais no ensino superior em Portugal: uma análise preliminarInfância, natureza e confinamento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

CARMO, André  e  REGO, Patrícia. COVID-19 no Alentejo: breves notas sobre territórios de baixa densidade e o seu futuro. Finisterra [online]. 2020, n.115, pp.163-168.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis20297.

Desde o início da pandemia que, no contexto de Portugal Continental, a região do Alentejo se destacou pelo facto de ser aquela que apresenta o menor número de casos confirmados e de óbitos por Covid-19. Embora existam outros aspetos a considerar, a baixa densidade populacional que caracteriza o Alentejo será sempre um elemento chave para compreender a evolução da pandemia. Tomando este fenómeno eminentemente geográfico como pretexto, este artigo, que se desenrola em três momentos, começa por levar a cabo uma reflexão sobre os territórios de baixa densidade em Portugal Continental, para, depois, ensaiar uma aproximação ao modo como a Covid-19 se tem manifestado na região do Alentejo e, por fim, abordar a problemática do desenvolvimento futuro dos territórios de baixa densidade, tendo em conta o potencial que estes encerram.

Palavras-chave : COVID-19; territórios de baixa densidade; desenvolvimento; redes; Alentejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )