SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115A ferida exposta. A governança metropolitana em Lisboa em tempo de COVID-19Cidades dispersas e aldeias virtuais no pós-pandemia da COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

RODRIGUEZ-BARCON, Alberto. Cidade pós-COVID: do que estamos a falar? Janelas de oportunidade para uma cidade mais resiliente e igualitária. Finisterra [online]. 2020, n.115, pp.237-242.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis20326.

À medida que a pandemia progride para todos os cantos do globo, torna-se mais notável como essa crise está a minar alguns dos aspectos centrais que dão sentido à vida urbana. Neste cenário, o futuro planeamento urbano precisa aprender a implementar modelos de cidades capazes de responder a este tipo de desafios. As constantes reflexões que aparecem regularmente coincidem em apontar que a COVID-19 interrompeu a dinâmica da cidade contemporânea, revelando fragilidades significativas em termos de gestão, coesão social e planeamento. A partir destas evidências, os estudiosos argumentam que um novo modelo de cidade surgirá quando superarmos essa crise. Mas que tipo de cidade? Através da revisão da literatura, este artigo identifica quatro áreas centrais que sustentam a construção da nova cidade pós-COVID, instando a um apelo global e multidisciplinar para o debate e reflexão conjunta sobre as oportunidades que se abrem neste contexto de crise global.

Palavras-chave : COVID-19; planeamento urbano; pandemia; resiliência; oportunidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )