SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número116Comunidades vegetais dos salgados do Namibe (sudoeste de Angola).Usos e perceções sobre jardins e parques públicos urbanos. Resultados preliminares de um inquérito na cidade do Porto (Portugal). índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

SOUSA, Sílvia  e  RODRIGUEZ-BARCON, Alberto. Narrativas sobre gentrificação turística e contração urbana: uma abordagem qualitativa ao caso do Porto. Finisterra [online]. 2021, n.116, pp.115-136.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis19829.

O foco desta investigação são as narrativas contadas sobre a gentrificação turística e contração urbana. Neste artigo, analisamos os resultados de vinte entrevistas com diferentes agentes da elite política, académica e empreendedora em relação ao fenómeno de contração urbana no município do Porto. Sugerimos que é possível identificar elementos comuns entre as diferentes abordagens e, assim, revelar a existência de um discurso consensual em torno deste fenómeno. Analisamos ainda criticamente dois aspetos fundamentais deste discurso. Em primeiro lugar, consideramos que põe em causa que a existência de um processo de perda contínua de residentes na cidade do Porto até 2017 constitui um problema em termos de sustentabilidade social e ambiental na cidade do Porto. Em segundo lugar, sugerimos que esta narrativa comum relativiza os efeitos negativos derivados da pressão turística e da proliferação de um fenómeno de gentrificação no centro da cidade.

Palavras-chave : Contração urbana; planeamento urbano; turismo; gentrificação; Porto..

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )