SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número116Narrativas sobre gentrificação turística e contração urbana: uma abordagem qualitativa ao caso do Porto.(Dis)similaridades urbanas entre Braga e Guimarães (1984-2016): análise espaciotemporal do ritmo e modos de crescimento a partir do arquivo Landsat. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

VIDAL, Diogo Guedes et al. Usos e perceções sobre jardins e parques públicos urbanos. Resultados preliminares de um inquérito na cidade do Porto (Portugal). Finisterra [online]. 2021, n.116, pp.137-157.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis19813.

A crescente concentração populacional nas cidades é reconhecida como um dos principais desafios contemporâneos. É nas cidades que os desafios sociais e ambientais se agigantam, implicando um olhar sobre o planeamento urbano sustentável. Os espaços verdes urbanos desempenham um papel importante na resposta a tais desafios, concretamente através dos serviços dos ecossistemas. Os serviços culturais ganham especial relevo, nomeadamente na melhoria da saúde mental, física e social dos seus utilizadores. Este trabalho tem como objetivos conhecer os usos e as perceções dos utilizadores dos jardins e parques públicos da cidade do Porto, bem como de que forma esses mesmos espaços estão a satisfazer as suas necessidades, estabelecendo uma relação com a localização dos mesmos na cidade tendo em conta uma maior ou menor privação socioeconómica e ambiental. Partindo de inquérito por questionário em fase de aplicação aos utilizadores de 25 jardins e parques de acesso público, propõem-se uma discussão sobre os resultados preliminares obtidos (n=131). Os resultados permitem um esboçar do perfil dos potenciais utilizadores destes espaços, além de revelarem que espaços da cidade em áreas de maior privação socioeconómica e ambiental são percecionados pelos seus utilizadores como espaços verdes com menor qualidade. Espera-se que os resultados auxiliem na definição de estratégias de atratividade dos espaços verdes da cidade que possuem menor qualidade e se inserem em zonas de maior privação.

Palavras-chave : Espaços verdes urbanos; usos e sentidos; perceções sociais; inquérito por questionário; desenvolvimento sustentável..

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )