SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número116Atividade física no quotidiano familiar das periferias. Uma visão a partir de Rio de Mouro - Sintra.América Latina e a nova relação centro-periferia com a China. A reestruturação da economia mundial. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

CLEMENTI, Luciana Vanesa; CARRIZO, Silvina Cecilia  e  JACINTO, Guillermina Paula. Genealogia eólica Argentina (1990-2020). Finisterra [online]. 2021, n.116, pp.205-221.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis20078.

Na Argentina, o potencial eólico é um depósito inesgotável de energia limpa. Desde a década de 1990, as turbinas eólicas de média e alta potência têm vindo a expandir-se em diferentes regiões do país. O artigo procura construir a genealogia eólica argentina, entendendo-a como a evolução das turbinas eólicas ou parques instalados no território nacional, para conhecer o desenvolvimento do setor, desde os seus primórdios até ao presente. A investigação baseia-se na utilização de fontes documentais secundárias e estatísticas, para além de informação primária a partir da observação de campo e de uma série de entrevistas semi-estruturadas com informadores-chave. Três gerações eólicas parecem coexistir no território, mostrando diferentes características, momentos e atores. As turbinas eólicas tornam-se os protagonistas da transição energética, motor de sistemas elétricos renováveis.

Palavras-chave : Desenvolvimento eólico; turbinas eólicas; transição energética; Argentina..

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )