SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número117Avaliação da exposição das comunidades locais a incêndios rurais: O caso de Alvares, GóisA charneca do ribatejo - Paisagem e identidade. Perspetivas a partir do observatório da paisagem da charneca índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

FERREIRA, Dora Isabel Rodrigues  e  MARTIN, José Manuel Sánchez. O olival como oportunidade para o turismo no parque natural do tejo internacional. Finisterra [online]. 2021, n.117, pp.55-80.  Epub 01-Ago-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis19241.

Apesar do olival estar contemplado na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, com interesse de preservação e desenvolvimento, existem territórios onde as paisagens olivícolas apresentam marcas do tempo e de abandono, especialmente nos territórios mais remotos. Porém, a “triologia” que agrega natureza, património e cultura parece conferir ao olival um cenário inesperado para ancorar novos usos do território, designadamente com a valorização de dinâmicas turísticas que apostem nos seus produtos, gastronomia, elementos da paisagem e o seu usufruto. E é nesta simbiose que pode ser ancorado o agroturismo, o ecoturismo ou o olivoturismo, modalidades que valorizam a agricultura e a natureza, que incluem também a valorização económica e social das comunidades rurais. O presente estudo avalia o olival como potencial turístico no Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI), onde se mantêm preservados os terraços de olival, com o sustento dos tradicionais muros de pedra seca. Foram inventariados os produtos, recursos e atividades turísticas e analisados os indicadores, nomeadamente: valores científicos, educativos e turísticos do olival. Os resultados permitem concluir que o olival no PNTI pode ser aproveitado enquanto recurso turístico para atrair visitantes para este destino de fronteira, particularmente assente numa estratégia de turismo sustentável.

Palavras-chave : Parque Natural do Tejo Internacional; olivoturismo; paisagens culturais; potencial turístico; turismo sustentável.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )