SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número117El olivar como oportunidad para el turismo en el parque natural de tajo internacionalObservaciones sobre la dinámica vegetal del volcán capelinhos (Isla Faial, Azores, Portugal) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versión impresa ISSN 0430-5027

Resumen

SARAIVA, Maria da Graça; LAVRADOR-SILVA, Ana  y  RAMOS, Isabel Loupa. A charneca do ribatejo - Paisagem e identidade. Perspetivas a partir do observatório da paisagem da charneca. Finisterra [online]. 2021, n.117, pp.81-106.  Epub 01-Ago-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis18629.

A identidade territorial é hoje um aspeto chave no desenvolvimento local. Torna-se assim relevante ganhar um melhor entendimento sobre o processo de construção da identidade dos territórios, enquanto suporte para atuações ao nível local. A paisagem, na aceção estabelecida pela Convenção Europeia da Paisagem, constitui um quadro essencial para explorar a formação e compreensão da identidade territorial enquanto construção social ao longo do tempo. Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre a identidade da paisagem da Charneca Ribatejana, uma unidade de paisagem onde está em curso a implantação de um Observatório da Paisagem, seguindo as recomendações da Convenção Europeia da Paisagem. Para isso abordam-se três escalas territoriais interligadas, sob os pontos de vista geográfico, histórico e ecológico: i) a província do Ribatejo, unidade administrativa e política criada pelo Estado Novo, ii) a charneca do Ribatejo, paisagem extensa, despovoada, na margem esquerda do rio Tejo na transição para o Alentejo, e iii) a área da charneca ribatejana no concelho da Chamusca, caracterizando o território e a sua matriz biofísica e cultural, integrando também as perspetivas das comunidades locais face ao papel da paisagem na construção da identidade territorial. Identificam-se oportunidades e ameaças para a valorização da paisagem e dos seus recursos, tendo em vista opções para o desenvolvimento local, baseadas no envolvimento das comunidades presentes e de visitantes. Destaca-se ainda o papel do Observatório da Paisagem da Charneca como centro de partilha, pesquisa e divulgação de conhecimento relativo a este território, comunidades e paisagens.

Palabras clave : Charneca do Ribatejo; identidade territorial; Convenção Europeia da Paisagem; Observatório da Paisagem; Chamusca.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )