SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número117O olival como oportunidade para o turismo no parque natural do tejo internacionalObservações sobre a dinâmica vegetal no vulcão dos capelinhos (Ilha do Faial, Açores, Portugal) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

SARAIVA, Maria da Graça; LAVRADOR-SILVA, Ana  e  RAMOS, Isabel Loupa. A charneca do ribatejo - Paisagem e identidade. Perspetivas a partir do observatório da paisagem da charneca. Finisterra [online]. 2021, n.117, pp.81-106.  Epub 01-Ago-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis18629.

A identidade territorial é hoje um aspeto chave no desenvolvimento local. Torna-se assim relevante ganhar um melhor entendimento sobre o processo de construção da identidade dos territórios, enquanto suporte para atuações ao nível local. A paisagem, na aceção estabelecida pela Convenção Europeia da Paisagem, constitui um quadro essencial para explorar a formação e compreensão da identidade territorial enquanto construção social ao longo do tempo. Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre a identidade da paisagem da Charneca Ribatejana, uma unidade de paisagem onde está em curso a implantação de um Observatório da Paisagem, seguindo as recomendações da Convenção Europeia da Paisagem. Para isso abordam-se três escalas territoriais interligadas, sob os pontos de vista geográfico, histórico e ecológico: i) a província do Ribatejo, unidade administrativa e política criada pelo Estado Novo, ii) a charneca do Ribatejo, paisagem extensa, despovoada, na margem esquerda do rio Tejo na transição para o Alentejo, e iii) a área da charneca ribatejana no concelho da Chamusca, caracterizando o território e a sua matriz biofísica e cultural, integrando também as perspetivas das comunidades locais face ao papel da paisagem na construção da identidade territorial. Identificam-se oportunidades e ameaças para a valorização da paisagem e dos seus recursos, tendo em vista opções para o desenvolvimento local, baseadas no envolvimento das comunidades presentes e de visitantes. Destaca-se ainda o papel do Observatório da Paisagem da Charneca como centro de partilha, pesquisa e divulgação de conhecimento relativo a este território, comunidades e paisagens.

Palavras-chave : Charneca do Ribatejo; identidade territorial; Convenção Europeia da Paisagem; Observatório da Paisagem; Chamusca.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )