SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número117Observações sobre a dinâmica vegetal no vulcão dos capelinhos (Ilha do Faial, Açores, Portugal)Episódio de chuvas torrenciais de 11 a 15 de setembro de 2019 no Sudeste da Península Ibérica: análise meteorológica e consequências das transformações nos usos do solo. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

PORTELA-PEREIRA, Estêvão et al. Teixedos no Noroeste da Península Ibérica. Finisterra [online]. 2021, n.117, pp.127-150.  Epub 01-Ago-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis18102.

A descrição do Habitat 9580* da Rede Natura 2000, nomeadamente no Noroeste ibérico, carece de informação fitossociológica que facilite a sua interpretação. Até agora esta é feita essencialmente enumerando os vários sintáxones em que Taxus baccata tem presença confirmada. Tanto pela falta de inventários nestas comunidades vegetais, mas também por se considerarem os teixedos como simples faciações das florestas envolventes, esta interpretação torna-se inconsequente, já que na maior parte dos casos não se refere a teixedos, i.e., bosquetes (co)dominados por Taxus baccata (Habitat 9580*), mas a indivíduos mais ou menos isolados no seio de outras comunidades. Com base numa análise DiffVal de 33 inventários de teixedos do NW ibérico, foi possível diferenciar e classificar três novos sintáxones florestais (co)dominados por Taxus baccata. Nos territórios lusitanos distinguem-se os teixedos geresianos, propostos como Eryngio juresiani-Taxetum baccatae subass. typicum, dos muito raros estrelenses Eryngio juresiani-Taxetum baccatae subass. loniceretosum hispanicae, enquanto que para os teixedos W cantábricos, claramente diferenciáveis dos lusitanos, propõe-se o nome Corylo avellanae-Taxetum baccatae.

Palavras-chave : Taxus baccata; Habitat Rede Natura 2000; sintaxonomia fitossociológica; comunidades vegetais relictas; análise DiffVal.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )