SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número117Tejedas en el noroeste de la Península IbéricaLa maritimización y su huella territorial: una trayectoria sociotécnica. El caso de la Bahía de Pasaia (País Vasco, España). índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versión impresa ISSN 0430-5027

Resumen

TALAVERA, Javier Martí et al. Episódio de chuvas torrenciais de 11 a 15 de setembro de 2019 no Sudeste da Península Ibérica: análise meteorológica e consequências das transformações nos usos do solo. Finisterra [online]. 2021, n.117, pp.151-174.  Epub 01-Ago-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis18993.

A formação de uma Depressão Isolada em Níveis Altos no sudeste peninsular supôs a génese de um episódio de precipitações torrenciais. Grandes acumulações de chuva ocorreram num curto período de tempo, o que deu origem a uma forte escorrência que elevou o fluxo de ravinas e barrancos, provocando inundações fluviais na Vega Baja alicantina e no Campo de Cartagena. O potencial destas inundações e das suas consequências poderá ter-se agravado devido a um aumento considerável da superfície impermeável, nomeadamente de espaços urbanos, resultado das notáveis transformações realizadas nestas áreas nas últimas décadas.

Palabras clave : Inundação; usos do solo; superfície artificial; chuvas torrenciais; risco natural.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )