SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número117Teixedos no Noroeste da Península IbéricaA maritimização e a sua pegada territorial: uma trajetória sociotécnica. O caso da Baía de Pasaia (País Basco, Espanha). índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

TALAVERA, Javier Martí et al. Episódio de chuvas torrenciais de 11 a 15 de setembro de 2019 no Sudeste da Península Ibérica: análise meteorológica e consequências das transformações nos usos do solo. Finisterra [online]. 2021, n.117, pp.151-174.  Epub 01-Ago-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis18993.

A formação de uma Depressão Isolada em Níveis Altos no sudeste peninsular supôs a génese de um episódio de precipitações torrenciais. Grandes acumulações de chuva ocorreram num curto período de tempo, o que deu origem a uma forte escorrência que elevou o fluxo de ravinas e barrancos, provocando inundações fluviais na Vega Baja alicantina e no Campo de Cartagena. O potencial destas inundações e das suas consequências poderá ter-se agravado devido a um aumento considerável da superfície impermeável, nomeadamente de espaços urbanos, resultado das notáveis transformações realizadas nestas áreas nas últimas décadas.

Palavras-chave : Inundação; usos do solo; superfície artificial; chuvas torrenciais; risco natural.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )