SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número117Los procesos (post)revolucionarios en Ucrania: movilizaciones de la diáspora en el Reino Unido y Polonia.Las inundaciones de 1967 en gran Lisboa (Portugal): salud pública y acción voluntaria estudiantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versión impresa ISSN 0430-5027

Resumen

RIBAS-MATEOS, Natalia  y  CABEZON-FERNANDEZ, María-Jesús. Novas fronteiras da mobilidade e da migração: uma análise teórico-empírica. Finisterra [online]. 2021, n.117, pp.253-272.  Epub 01-Ago-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis23821.

Os estudos tradicionais de migração supunham que os migrantes traziam consigo um forte sentimento do local, do território de origem e do território de destino, bem como de um sentimento unidirecional do projeto de retorno. Portanto, a atual ideia de mobilidade não é nova, mas diferente, pela sua ênfase no movimento ligado às comunicações em tempo real, à movimentação de mercadorias, bem como à informação instantânea veiculada pelas tecnologias digitais. São transformações de um fenómeno que trouxe consigo o surgimento de novos paradigmas teóricos. Este artigo tem como objetivo mostrar como as teorias migratórias explicam as desigualdades sociais atuais, como novas fronteiras da mobilidade e das migrações, resultado das novas dinâmicas populacionais ligadas à mobilidade das pessoas a partir de dois casos ilustrativos.

Palabras clave : globalização; transnacionalismo; paradigma de mobilidade; desigualdade social.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )