SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue118Transgenic landscapesEstimate of susceptibility to floods in the lower basin of río negro, Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

Print version ISSN 0430-5027

Abstract

TUDOR, Mihaela; RAMOS-PEREIRA, Ana  and  FREITAS, Joana Gaspar de. Variabilidade climática e ações antrópicas como impulsionadores da atividade eólica durante o último milénio no sudoeste da Europa. Um caso de estudo da costa portuguesa. Finisterra [online]. 2021, n.118, pp.25-51.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis21158.

A construção de dunas e os movimentos de areia ao longo da costa europeia estão geralmente relacionados com a variabilidade climática e com a flutuação do nível do mar. A última fase da formação de dunas no sudoeste da Europa coincide com o período da Pequena Idade do Gelo (LIA), caracterizado por uma pronunciada variabilidade climática. Fontes históricas extraídas de arquivos referem ocorrências de invasão de areia ao longo da costa portuguesa. A areia invadiu muitos campos agrícolas e povoações, forçando os habitantes a mudarem-se para outros lugares. O artigo explora as relações temporais entre as ocorrências de invasão das areias dunares devido ao vento e o clima, como principal impulsionador para a migração das dunas costeiras. Foram utilizadas fontes históricas sobre eventos de deriva de areia como proxies documentais para inferir a variabilidade climática passada na costa portuguesa. Três escalas espaciais de variabilidade climática foram consideradas: i) a variabilidade climática global induzida pelos eventos abruptos frios ao longo do último milénio (LIA); ii) a variabilidade climática regional (de mesoescala - índice NAO); e iii) a variabilidade do clima local (eventos meteorológicos extremos). A interpretação paleoclimática indica que os movimentos de areia em Portugal estão relacionados com ambos os modos do índice NAO, proporcionando novos conhecimentos sobre a dinâmica das dunas costeiras, em resposta às condicionantes naturais. No entanto, a avaliação da atividade humana no litoral também nos permitiu compreender melhor a relação das populações locais com os seus ambientes, destacando que as ações antrópicas causaram um distúrbio adicional na dinâmica das dunas costeiras.

Keywords : Eventos de deriva de areia; flutuação climática; LIA; variabilidade do índice NAO; Portugal.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English     · English ( pdf )