SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número118Estimativa da suscetibilidade a inundações na bacia inferior do río negro, ArgentinaAlterações demográficas e funcionais em territórios com atividades primárias. O caso da região de Maule, Chile índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

COSTA, José Carlos et al. As comunidades vegetais arbustivas características de solos descarbonatados derivados de calcários do Oeste da Península Ibérica. Finisterra [online]. 2021, n.118, pp.73-91.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis18502.

No presente artigo apresentamos uma nova subaliança Lavandulo luisieri-Cistetum albidi, constituída por um conjunto de comunidades vegetais arbustivas (camefíticas e nanofanerofíticas) características de solos descarbonatados e submetidos a erosão, derivados de calcários (leptossolos, luvissolos crómicos e cambissolos). Tratam-se de comunidades vegetais que ocorrem no ocidente da Península Ibérica, nos territórios biogeográficos Costeiro Lusitano-Andaluz e Luso-Extremadurense e nos andares bioclimáticos termo-mesomediterrânico seco a hiper-húmido inferior. Estas comunidades vegetais inserem-se nos seguintes syntaxa: Ulici argentei-Cistion ladaniferi, Lavanduletalia stoechadis, Cisto-Lavanduletea. Para além da nova subaliança, são, também, descritas três novas associações: Anthyllido maurae-Ulicetum jussiaei, Sedo albi-Cistetum crispi e Thymetum congesti. A análise multivariada confirmou a segregação da nova subaliança descrita assim como das novas associações.

Palavras-chave : Cistus; comunidades vegetais; fitossociologia; PCoA; UPGMA; comunidades arbustivas mediterrânicas.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )