SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número118Padrões de comportamento espaciotemporais dos turistas backpackers no destino urbano do Porto: o método do alinhamento sequencialMissões da UNESCO na África Lusófona: forjar patrimônio, forjar território índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

ALVES, Elisa  e  IORIO, Juliana Chatti. Da mobilidade estudantil à mobilidade social: os estudantes angolanos, brasileiros e cabo-verdianos em Portugal. Finisterra [online]. 2021, n.118, pp.223-241.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis21394.

Com base numa metodologia mista, analisamos os perfis dos estudantes angolanos, brasileiros e cabo-verdianos em mobilidade no ensino superior português. Questionamos as suas motivações e a relação entre projeto de mobilidade e a mobilidade social que esta trajetória migratória pode representar. Os resultados salientam a importância das bolsas de estudo, da língua portuguesa e do prestígio das universidades. Estes aspetos são marcados por questões de classe social, mas também influenciados pelo passado colonial português e pelo desenvolvimento tardio do ensino superior nos países de origem. Os dados mostram que a mobilidade internacional parece contribuir para um projeto de mobilidade social ascendente.

Palavras-chave : Mobilidade estudantil; mobilidade social; passado colonial; ensino superior.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )