SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número118Da mobilidade estudantil à mobilidade social: os estudantes angolanos, brasileiros e cabo-verdianos em PortugalRiscos e vulnerabilidades sob a perspectiva da qualidade do ar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

FILHO, Dirceu Cadena de Melo. Missões da UNESCO na África Lusófona: forjar patrimônio, forjar território. Finisterra [online]. 2021, n.118, pp.243-254.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis23942.

O presente texto tem como objetivo analisar as formas como o patrimônio e o território dos países da África Lusófona foram produzidos pelas missões do Patrimônio Mundial da UNESCO. Realizadas a partir da década de 1980 nos territórios recém-independentes das antigas colônias portuguesas na África, as missões do patrimônio articulam visões e conceitos sobre os países, produzindo ao mesmo tempo o patrimônio e os territórios. Os resultados mostram como distintos tipos de missões exerceram um importante papel na estruturação dos territórios destes países, fortalecendo as diferentes comunidades imaginadas, servindo como base para alcançar um reconhecimento internacional e identificar objetos de valor patrimonial.

Palavras-chave : Patrimônio Mundial; missões da UNESCO; África Lusófona; território.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )