SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número118Missões da UNESCO na África Lusófona: forjar patrimônio, forjar território índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

CASTELHANO, Francisco Jablinski. Riscos e vulnerabilidades sob a perspectiva da qualidade do ar. Finisterra [online]. 2021, n.118, pp.255-271.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis20231.

Este texto discute a problemática ambiental da qualidade do ar a partir dos conceitos de riscos e vulnerabilidades dentro da ciência geográfica. O estudo, de cunho teórico, propõe uma revisão conceitual relacionada com a poluição atmosférica a partir de estudos de caso em cidades em locais distintos do Brasil. Primeiramente, apresentam-se os principais riscos ligados ao dito problema ambiental, os quais se dividem em riscos estéticos, irritantes e tóxicos. Enquanto os riscos estéticos se relacionam com a degradação de construções, os demais estão diretamente ligados à saúde humana. Na sequência, buscou-se analisar os fatores que incidem no aumento ou diminuição da vulnerabilidade das populações ante tais fatos. A complexidade do problema, admitido como fruto direto da lógica de produção do espaço urbano capitalista (com a valorização do consumo e a segregação socioespacial, entre outros fatores), incide direta ou indiretamente nos níveis de vulnerabilidade da população e dos lugares, justificando a necessidade de uma abordagem geográfica a tal problemática socioambiental.

Palavras-chave : Poluição do ar; problemática socioambiental; riscos; vulnerabilidade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )