SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número120Disparidades regionais na prestação de serviços de saúde na União Europeia. Quando o território importa.(Re)centrar os negócios nos destinos: a perspectiva dos empreendedores do turismo no centro de Portugal após a COVID-19. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

TAVARES, Inês; CANDIDO, Ana Filipa; CALEIRAS, Jorge  e  CARMO, Renato Miguel do. Mapeamento das dinâmicas do desemprego: impactos da pandemia da covid-19 em Portugal continental. Finisterra [online]. 2022, n.120, pp.65-86.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis25185.

O Grande Confinamento afetou o mercado de trabalho, particularmente a dinâmica do desemprego. Baseado em dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) sobre o desemprego registado, este artigo analisa o impacto da crise pandémica nas situações de desemprego em Portugal continental. Valoriza-se a distribuição categorial e territorial dos desempregados, bem como a dimensão temporal do problema. A análise quantitativa/extensiva efetuada, bem como a análise de clusters, indica que a incidência do desemprego não é idêntica para todos os grupos sociais nem para todo o território, atingindo mais uns do que outros, com realce para algumas concentrações espaciais, nomeadamente no Algarve; e as variações estão diretamente relacionadas com temporalidades decorrentes dos períodos pautados pelo confinamento ou pelo desconfinamento.

Palavras-chave : Pandemia Covid-19; desemprego; distribuição socio-espacial; temporalidades; desigualdades.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )