SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue120Mapping the dynamics of unemployment: impacts of the covid-19 pandemic in Portugal.Impacts of future climate on water ecosystem services in the watershed of the river Homem (northwest Portugal). author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

Print version ISSN 0430-5027

Abstract

MOURA, Andreia Filipa Antunes; MIRA, Maria do Rosário Campos  and  FERREIRA, Ana Cristina Graça. (Re)centrar os negócios nos destinos: a perspectiva dos empreendedores do turismo no centro de Portugal após a COVID-19. Finisterra [online]. 2022, n.120, pp.87-107.  Epub Aug 30, 2022. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis26854.

Após a COVID-19, os agentes locais e regionais necessitam criar condições que lhes permitam afirmar-se face a um clima de insegurança. A pandemia desencadeou novos paradigmas de competitividade, que impulsionam os vários agentes ligados aos destinos turísticos a estimularem a atividade empresarial, apoiando a sua viabilidade económica. A questão-chave centra-se, não apenas em atrair turistas, mas em cativar residentes e negócios. Atrair negócios inovadores passa por conhecer as motivações dos empreendedores e os atributos que estes valorizam nos destinos turísticos, que os impele a investir. Para responder a este objetivo, desenvolveu-se um estudo transversal, de natureza exploratória, através de um inquérito por questionário autoadministrado, dirigido aos empreendedores da Região Centro de Portugal. Os dados foram recolhidos entre janeiro e maio de 2021, obtendo-se 138 respostas. O questionário construído para este efeito foi submetido a análises de confiabilidade e validações por meio de análise de componentes principais (ACP). Foram analisadas as matrizes de variância e covariância (MANOVA), visando testar diferenças nas respostas entre grupos. Os resultados sugerem que os “Recursos” e a “Marca Territorial” são determinantes no investimento em novos negócios ou no desenvolvimento dos já existentes. Para além disso, afiguram-se como condições que influenciam a iniciativa empreendedora a consonância entre os objetivos do empreendedor e as caraterísticas do território, particularmente, a ligação entre este e a identidade da região.

Keywords : Atributos dos destinos turísticos; COVID-19; empreendedorismo; motivações do empreendedor; negócios turísticos.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English     · English ( pdf )