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Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

MOURA, Andreia Filipa Antunes; MIRA, Maria do Rosário Campos  e  FERREIRA, Ana Cristina Graça. (Re)centrar os negócios nos destinos: a perspectiva dos empreendedores do turismo no centro de Portugal após a COVID-19. Finisterra [online]. 2022, n.120, pp.87-107.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis26854.

Após a COVID-19, os agentes locais e regionais necessitam criar condições que lhes permitam afirmar-se face a um clima de insegurança. A pandemia desencadeou novos paradigmas de competitividade, que impulsionam os vários agentes ligados aos destinos turísticos a estimularem a atividade empresarial, apoiando a sua viabilidade económica. A questão-chave centra-se, não apenas em atrair turistas, mas em cativar residentes e negócios. Atrair negócios inovadores passa por conhecer as motivações dos empreendedores e os atributos que estes valorizam nos destinos turísticos, que os impele a investir. Para responder a este objetivo, desenvolveu-se um estudo transversal, de natureza exploratória, através de um inquérito por questionário autoadministrado, dirigido aos empreendedores da Região Centro de Portugal. Os dados foram recolhidos entre janeiro e maio de 2021, obtendo-se 138 respostas. O questionário construído para este efeito foi submetido a análises de confiabilidade e validações por meio de análise de componentes principais (ACP). Foram analisadas as matrizes de variância e covariância (MANOVA), visando testar diferenças nas respostas entre grupos. Os resultados sugerem que os “Recursos” e a “Marca Territorial” são determinantes no investimento em novos negócios ou no desenvolvimento dos já existentes. Para além disso, afiguram-se como condições que influenciam a iniciativa empreendedora a consonância entre os objetivos do empreendedor e as caraterísticas do território, particularmente, a ligação entre este e a identidade da região.

Palavras-chave : Atributos dos destinos turísticos; COVID-19; empreendedorismo; motivações do empreendedor; negócios turísticos.

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