SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número120(Re)centrar os negócios nos destinos: a perspectiva dos empreendedores do turismo no centro de Portugal após a COVID-19.Inversões térmicas noturnas com estrato quente nos níveis baixos da atmosfera: contrastes térmicos significativos na Demarcação Hidrográfica do Rio Segura (2011-2020). índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

ESCOBAR, Emanuel  e  CARVALHO-SANTOS, Cláudia. Impactos do clima futuro nos serviços dos ecossistemas relacionados com a água na bacia do rio homem (noroeste de Portugal). Finisterra [online]. 2022, n.120, pp.109-128.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis26254.

Os ecossistemas estão sob pressão, especialmente devido às alterações climáticas, que reduzem a sua capacidade de fornecer serviços relacionados com a água, tais como fornecimento de água e controle da erosão do solo. O objetivo deste estudo, realizado na bacia hidrográfica do rio Homem (Noroeste de Portugal), foi avaliar como as alterações climáticas futuras podem influenciar a provisão destes serviços. A Ferramenta de Avaliação de Solo e Água (SWAT), um modelo hidrológico, foi calibrado e validado para as condições locais da bacia hidrográfica (caudal e volumes mensais do reservatório). As projeções climáticas (2020-2050) foram forçadas no SWAT, com base em quatro modelos climáticos regionais e dois cenários de alterações climáticas (RCP4,5 e RCP8,5). Os resultados confirmam que o modelo SWAT tem um bom desempenho na quantificação de caudal e volume de água no reservatório após calibração e validação. As mudanças climáticas poderão afetar o fornecimento de água reduzindo a sua quantidade na bacia em 7% sob o cenário RCP8,5 até 2050, quando comparado com o histórico (1970-2000). Haverá menos água no rio na primavera, verão e outono e mais água no inverno. O volume do reservatório poderá diminuir consideravelmente e reduzir o potencial de produção de energia hidroelétrica, principalmente no verão. A exportação de sedimentos irá aumentar, especialmente no cenário RCP8,5. Esses resultados são de elevada relevância para a elaboração de estratégias de adaptação para reduzir os impactos das alterações climáticas na provisão de serviços dos ecossistemas relacionados com a água, tendo em conta soluções baseadas na natureza, particularmente a nível local para apoiar estratégias de gestão sustentável de bacias hidrográficas.

Palavras-chave : Serviços dos ecossistemas relacionados com água; bacia do Rio Homem; modelo hidrológico SWAT; projeções climáticas.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )