SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número121Efeitos sectoriais e territoriais da experimentação em fases iniciais de inovações energéticas: lições de 20 anos de tecnologias renováveis marinhas em Portugal. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

NATARIO, Maria Manuela Santos; ROSA, Maria Cecília dos Santos  e  MARQUES, Sara Raquel. Barreiras à inovação na Administração Pública Local: o caso da NUTS III BSE. Finisterra [online]. 2022, n.121, pp.45-63.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis25732.

O objetivo do estudo apresentado neste artigo é identificar as principais barreiras/obstáculos ao desenvolvimento de atividades de inovação do setor público, em particular na Administração Pública Local da NUTS III Beiras e Serra da Estrela (BSE), de modo a perceber a que impedimentos estão sujeitas e quais os fatores que dificultam a inovação. Para alcançar o objetivo definido utilizou-se um inquérito que foi elaborado, com base no Inquérito Comunitário à Inovação (Community Innovation Survey [CIS], 2020) e no European Public Sector Innovation Scoreboard 2013 (European Commission, Directorate-General for Enterprise and Industry, 2014), dirigido às 15 Autarquias que fazem parte da NUTS III BSE. Foi efetuada uma análise descritiva dos dados, recorrendo a matrizes de correlação, estabelecendo algumas correlações entre as variáveis com vista a uma caracterização geral das Instituições inquiridas e ao estudo das barreiras à inovação. As principais conclusões sobre o estudo apontam que as principais barreiras à introdução de inovações nas Autarquias da BSE são os fatores políticos e a falta de incentivos para inovar. O tempo inadequado alocado pela instituição para inovar e as regras contratuais são apontadas sobretudo como barreiras à introdução de inovações de produto (serviços). Deste modo, torna-se importante a definição de políticas públicas e estratégias por parte das autarquias locais que combatam estas barreiras e obstáculos e promovam a inovação como prioridade e a cooperação como elemento fundamental no processo.

Palavras-chave : Administração Pública Local; inovação no setor público; barreiras à inovação; NUTS III BSE.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )