SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número121Predileção de riachos para o monitoramento da qualidade da água: um serviço ecossistêmico de provisão na bacia hidrográfica do rio Itajaí-Mirim (Brasil).Teletrabalho em tempo de pandemia: das vantagens às incertezas nos quotidianos das famílias residentes na Área Metropolitana de Lisboa Norte, Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

GIOIA, Thamy Barbara; BARROS, Juliana Ramalho  e  SILVA, Renato Rodrigues da. Fatores socioeconômicos e algoritmos de machine learning aplicados à predição de risco de doenças negligenciadas. Estudo de caso nos municípios do Estado de Goiás e Distrito Federal, Brasil. Finisterra [online]. 2022, n.121, pp.109-123.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis28635.

Analisar a relação entre variáveis socioeconômicas e doenças tropicais negligenciadas pode auxiliar gestores no desenvolvimento de políticas públicas para a redução de casos. O objetivo deste trabalho foi avaliar, com base em algoritmos de machine learning, quais as variáveis socioeconômicas mais importantes para a classificação de risco de três doenças negligenciadas: hanseníase, leishmaniose tegumentar e dengue. Foram avaliados três algoritmos embasados em árvores de decisão: Random Forest (RF), XGBoost e C5.0. Como área de estudo, delimitaram-se os municípios do Estado de Goiás e o Distrito Federal - Brasil. Para as classes de risco de dengue, tanto o algoritmo RF quanto o XGBoost apresentaram valores de acurácia acima de 0,6. Ambos destacaram como variáveis preditivas mais importantes as condições de baixa renda, alfabetização e raça. No caso das classes de risco de hanseníase, os três algoritmos apresentaram resultados de acurácia acima de 0,6 indicando como importantes as variáveis abastecimento de água, alfabetização, raça e moradia. No caso das classes de risco de leishmaniose tegumentar, os algoritmos apresentaram acurácia inferior a 0,4 inviabilizando a avaliação das possíveis variáveis preditivas ao modelo. Os três algoritmos avaliados apresentaram desempenho preditivo aproximados, no entanto, o RF foi ligeiramente superior. As variáveis socioeconômicas mais importantes para predição das classes de risco de dengue e hanseníase foram similares.

Palavras-chave : Doenças tropicas negligenciadas; determinantes sociais; XGBoost; Random Forest; C5.0.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )