SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número122Mudanças climáticas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Adaptação e educação como principais desafios na área do MediterrâneoRedesenvolvimento territorial integrado: A aldeia como habitat e unidade base de ativação do espaço rural índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

BONIFACIO, Ana et al. Reflexões sobre neurourbanismo, espaço público e saúde urbana. Finisterra [online]. 2023, n.122, pp.63-88.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis29886.

A recente pandemia alertou para a necessidade urgente de uma interação mais estreita entre a saúde e o ordenamento do território. A relação entre o espaço urbano e a saúde tem sido amplamente comprovada e levou ao aparecimento de novos conceitos, como o neurourbanismo, um campo de investigação interdisciplinar que pretende explicar a relação entre a saúde mental e o bem-estar da vida na cidade. O estado embrionário destes campos de investigação interdisciplinares requer mais contributos para a sua consolidação e orientações para os profissionais e decisores políticos. O principal objetivo deste artigo é contribuir para a discussão através de reflexões sobre espaços públicos e saúde urbana. Foi realizada uma análise crítica para responder aos seguintes objetivos específicos 1) destacar a importância do espaço público para a promoção da qualidade de vida; 2) reforçar a consciência de que o ambiente urbano afeta a saúde mental e o bem-estar; 3) propor uma organização dos fatores de impacto na saúde (determinantes da saúde urbana) que funcione como ferramenta de avaliação e monitoramento objetivo da saúde nas cidades e; 4) reforçar o trabalho sobre a importância do neurourbanismo como ciência interdisciplinar que une neurociência e planejamento urbano. Apesar da associação empírica entre a saúde (física e mental) e o ambiente construído, recentemente demonstrada pela pandemia de Covid-19, tem sido escassa a investigação e as recomendações baseadas em evidências para cidades mais saudáveis.

Palavras-chave : Neurourbanismo; espaço urbano; cidade; saúde urbana; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )