SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número123Delimitação de áreas inundadas com base em dados sar sentinel-1 processados através de aprendizagem de máquina:um estudo de caso da Amazónia central, BrasilA organização das mulheres unidas da gleba XV de novembro: Agricultoras brasileiras e desenvolvimento local índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

CHAVES, Ana Maria Gonçalves; PIGOSSO, Ariane Maria Basilio; GORDON, Delia Maria Fiallos  e  PAULA, Eduardo Vedor de. Determinação das ameaças à conservação na área de proteção ambiental de Guaraqueçaba, paraná, Brasil: Adaptações do método marisco. Finisterra [online]. 2023, n.123, pp.111-129.  Epub 30-Set-2023. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis32294.

A conservação da natureza é tema de destaque no litoral paranaense. São 45 unidades de conservação em toda a região e a Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba é uma delas. Protege 282 446,36ha da região, mas não necessariamente de forma eficiente. Seu quadro de conservação carece de estratégias como o Plano de Manejo atualizado. A compreensão das ameaças às áreas protegidas é de suma importância, pois a maior parte do planejamento depende dela. Assim, este artigo teve como objetivo realizar a análise das ameaças à conservação da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba que foram identificadas por meio da realização de três workshops participativos aplicando as Fases I e II do método MARISCO (Manejo Adaptativo de Vulnerabilidade e Risco em Áreas de Conservação). Dessa forma, a análise da situação de conservação dessa Unidade de Conservação foi efectuada, resultando na identificação e avaliação das ameaças. Além disso, foram estabelecidas cadeias de causa e efeito, que indicam as relações entre as ameaças e seus impactos na biodiversidade e, consequentemente, no bem-estar humano. Como resultado, destacou-se 24 estresses, 28 ameaças e 55 fatores contribuintes. Os resultados mostram uma preocupação predominante com a contaminação do solo, caça e expansão portuária.

Palavras-chave : Áreas protegidas; ameaças; conservação; estresses; manejo adaptativo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )