SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número124Otimização da localização de parques solares numa perspetiva de sustentabilidade. Proposta de índice espacial em Portugal continentalAcesso à habitação social na área metropolitana de Lisboa: programas, políticas e leis de bases da habitação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

SILVER, Kelli  e  QUEIROS, Margarida. O peso dos altos preços das tarifas na desigualdade urbana: uma análise aos custos de transporte no Rio de Janeiro. Finisterra [online]. 2023, n.124, pp.85-103.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis33407.

Nos últimos anos houve um aumento do interesse na relação entre transporte e equidade. Embora os gastos com transporte desempenhem um papel fundamental na promoção da equidade nos sistemas de transporte público, os custos diretos do usuário são muitas vezes ignorados. Tornar o transporte acessível é um dos principais desafios, especialmente no Sul Global, onde os níveis de desigualdade são altos. O principal objetivo deste estudo foi determinar quem foi mais afetado pelas altas tarifas de transporte público e avaliar as implicações resultantes para a equidade no Rio de Janeiro. Este estudo usa dados de pesquisa recolhidos dos utilizadores de transporte público em 2023 para avaliar os gastos reais com transporte e o rendimento, a fim de fornecer uma descrição complexa da acessibilidade às tarifas na cidade. Ao considerar a percepção de acessibilidade económica e calcular uma métrica de acessibilidade económica, usámos a análise estatística para identificar quais os grupos mais adversamente impactados pelas políticas tarifárias existentes. De seguida, avaliamos as percepções destes grupos sobre o transporte público. Por fim, foi usado um índice Pseudo Palma para medir a equidade dos custos da tarifa entre aqueles que podiam ou não podiam pagar pelo transporte. Os resultados revelaram que o rendimento, o género, os gastos com transporte, o tempo de deslocação e a finalidade da viagem foram os principais fatores que distinguiram aqueles que podiam e os que não podiam pagar as suas necessidades diárias de transporte. Descobrimos que a relação entre as políticas tarifárias e a equidade no transporte depende de uma interação complexa entre os custos tarifários, as características sociodemográficas, as percepções e a organização espacial.

Palavras-chave : Equidade no transporte; transporte público; política tarifária; acessibilidade económica; Rio de Janeiro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )