SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue124Participatory mapping of intersectional gender relations in the school context: the experience of three schools in the city of LisbonReflection on geospatial approaches to geographic research applied to the modeling of agricultural systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

Print version ISSN 0430-5027

Abstract

SILVA, Janaína Conceição da  and  VALE, Mário. Resiliência das cadeias de abastecimento, possíveis trajetórias da produção internacional e a resposta da união europeia no contexto da pandemia da Covid-19. Finisterra [online]. 2023, n.124, pp.169-179.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis33422.

As diversas paralisações e escassez observadas no contexto da pandemia da COVID-19 expuseram uma série de contradições e vulnerabilidades, em especial na forma como as estruturas de produção se organizam territorialmente à escala global. Embora tais pertubações não sejam inéditas, os factos chamaram a atenção para a necessidade de que fossem adotadas estratégias para torná-las mais resilientes. Com base na recente literatura que versa sobre estes temas, este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca do conteúdo das estratégias de relocalização, diversificação e sustentabilidade, observando-se suas definições (conceituais e significados práticos), complexidades, desafios e implicações na economia e no território. Para complementar a discussão teórica, ilustraremos de que modo estas estratégias estão sendo incorporadas nos documentos oficiais referentes à nova estratégia industrial europeia. Em termos metodológicos, foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Entre os documentos analisados, destacam-se as comunicações elaboradas pela Comissão Europeia nos anos de 2020 e 2021. Resultados preliminares mostram que a realocação de ativos fixos possui várias complexidades e barreiras, fazendo com que a diversificação seja uma solução menos onerosa e mais factível de ser praticada no curto e médio prazo. Na União Europeia, além da diversificação, a sustentabilidade tem representado uma importante e necessária oportunidade de investimento financeiro.

Keywords : Pandemia da COVID-19; relocalização; diversificação; sustentabilidade; nova política industrial europeia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )