SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Um Contributo Manuscrito de d. Francisco de Portugal para o conhecimento do português setecentistaDa Estrutura Argumental dos Inergativos Causativizados no Português Brasileiro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

BUTHERS, Christiane Miranda  e  DUARTE, Fábio Bonfim. Português Brasileiro: uma língua de sujeito nulo ou de sujeito obrigatório?. Diacrítica [online]. 2012, vol.26, n.1, pp.64-88. ISSN 0807-8967.

Este artigo discute a emergência da ordem [XP V (DP)] em conjunção com o fenômeno do sujeito nulo no PB contemporâneo. O objetivo é investigar como o EPP é valorado nessa língua. Para tanto, decompomos o EPP em dois traços ininterpretáveis: os traços [uP] e [uD]. Nossa proposta é que, como resultado da fraqueza do paradigma de concordância, o traço [uD] fica debilitado, enquanto o traço [uP] se torna forte em PB contemporâneo. Como efeito colateral dessa mudança paramétrica, o PB pode ser considerado como uma língua de sujeito nulo parcial, permitindo sujeitos nulos e sujeitos obrigatórios.

Palavras-chave : concordância; EPP; sujeito expletivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )