SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1O metadiscurso no contexto forense: algumas reflexões(Ab)normalities in the Acquisition of Cypriot Greek índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

LOPES, Ana Cristina Macário. Contributos para uma análise semântico-pragmática das concessivas de enunciação no Português europeu contemporâneo. Diacrítica [online]. 2012, vol.26, n.1, pp.132-147. ISSN 0807-8967.

Este trabalho tem como objetivo central contribuir para a caracterização semântica das concessivas de enunciação no Português europeu contemporâneo (doravante PEC), evidenciando a sua especificidade face às concessivas de conteúdo. Partindo da distinção, já avançada por Latos 2009, entre concessivas epistémicas e concessivas ilocutórias, avança-se uma nova proposta de caracterização semântico-pragmática das primeiras, que envolve a negação de um nexo explicativo/justificativo entre as duas proposições conectadas. No âmbito das concessivas ilocutórias, estabelece-se, partindo dos dados empíricos, uma subtipologia entre (i) concessivas ilocutórias que modificam o ato ilocutório realizado na subordinante, explicitando circunstâncias que tipicamente impediriam a sua realização e (ii) concessivas ilocutórias que funcionam como comentários do locutor acerca do conteúdo proposicional ou de fragmentos subproposicionais da frase com que se articulam.

Palavras-chave : concessivas de conteúdo; concessivas epistémicas; concessivas ilocutórias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )