SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Transferências lexicais na aquisição de português como língua terceira ou língua adicional: Um estudo com alunos universitários em MarrocosOrdem de sintagmas preposicionais com valor temporal em textos jornalísticos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

POLASEK, Metodej. O inventário de vogais tónicas orais no falar da Ilha Graciosa, Açores, Portugal. Diacrítica [online]. 2012, vol.26, n.1, pp.190-224. ISSN 0807-8967.

Cada uma das nove ilhas do Arquipélago dos Açores representa uma comunidade linguística bem específica com um comportamento que pode ou não ser análogo a comportamentos linguísticos de outras comunidades açorianas. A realização fonética das vogais tónicas constitui a sua expressão mais importante: as mudanças mais ou menos sistemáticas dos timbres vocálicos relativamente aos seus equivalentes em português padrão. Este artigo apresentará propriedades acústicas das vogais tónicas orais numa determinada comunidade linguística insular portuguesa, a da Ilha Graciosa, bem como os processos fonológicos que levaram às mudanças dos timbres das vogais tónicas neste concreto dialeto. Trata-se da primeira etapa de um projeto do autor: desenvolver uma tipologia dos dialetos, correspondente ao vocalismo tónico de cada ilha em particular, com base em dados acústicos empíricos. Uma das principais preocupações nesta fase é a de encontrar a melhor metodologia possível, empregando os recursos atuais da fonética instrumental.

Palavras-chave : processos fonológicos; propriedades acústicas; vogais tónicas; Açores; Graciosa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )