SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Charles Dickens e a Tradição do Radicalismo PopularPós-colonialismo e identidade na literatura caribenha de língua inglesa: memória e autorrepresentação na escrita de Jamaica Kincaid índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

JUSTO, Carlos Pazos. Galegos, galego-portugueses ou espanhóis? Hipóteses e contributos para a análise das origens e funções da imagem atual da Galiza e dos galegos em Portugal. Diacrítica [online]. 2012, vol.26, n.2, pp.432-444. ISSN 0807-8967.

O presente artigo tem por objetivo contribuir para a análise da imagem contemporânea da Galiza e dos galegos no Portugal. Num primeiro momento, partimos do imaginário português de fins do século XIX e primeiras décadas do XX, onde a imagem da Galiza e os galegos pode ser entendida como formada por dois imagotipos: o imagotipo negativo e o imagotipo de afinidade. Na segunda parte deste artigo, lançamos algumas hipóteses que pensamos viáveis como contributos para a análise da imagem da Galiza e os galegos das elites culturais portuguesas. Deste modo, entendemos que o estudo da imagologia atual de Galiza e dos galegos deve conjugar a palavra invisibilidade, vinculada à emergência da Espanha e do espanhol em Portugal, assim como analisar a provável vigência do imagotipo de afinidade e as suas (novas) funções.

Palavras-chave : imagologia; imagotipo de afinidade; Galiza; galegos; Portugal.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )