SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Gaëtan e Herberto Helder: do impercetívelA pintura do autorretrato contemporâneo em portugal: breve panorâmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Diacrítica

versión impresa ISSN 0807-8967

Resumen

MARTINS, Diogo André Barbosa. Um pacto às escuras: da autorrepresentação em Alanis Morissette. Diacrítica [online]. 2012, vol.26, n.3, pp.61-91. ISSN 0807-8967.

Falar de identidade ou de sujeito continua a ser uma tarefa ardilosa a vários níveis, entre os quais o nível discursivo, num mundo onde, da grande literatura à indumentária, tudo se assume como suporte comunicacional. O que parece estar subjacente a cada tentativa de desdobrar o invólucro do eu é que a noção de sujeito descentrado, polifónico ou fractal satisfaz mais, e com menor apreensão, a irredutibilidade humana, do que a pura reflexividade do cogito cartesiano. Neste sentido, a escrita musical de Alanis Morissette, que neste estudo se restringe a duas lyrics do álbum Supposed Former Infatuation Junkie (1998), corrobora a noção de sujeito tenso, porque, detendo-se no género autobiográfico e nas questões ligadas à autorrepresentação, põe em evidência fissuras intrínsecas aos textos que são homólogas à natureza dos diferentes eus neles representados. Um caso de articulação entre forma e conteúdo.

Palabras clave : Autorrepresentação; metadiálogo; paralipse; discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )