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Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

POLOTTO, María Lydia. Amante menguante ou a análise da transposição de uma metáfora: Silvina Ocampo, Manuel Puig e Pedro Almodóvar. A articulação dos efeitos brechtianos. Diacrítica [online]. 2012, vol.26, n.3, pp.223-244. ISSN 0807-8967.

No filme Hable con ella, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar ressemantiza o relato do Amante menguante que toma, principalmente, do conto Amada en el amado de Silvina Ocampo e de um metanarração da novela Maldición eterna a quien lea estas páginas de Manuel Puig com o objectivo de gerar um distanciamento na percepção crítica do leitor. Segundo a teoria teatral de Bertolt Brecht, existem dispositivos que criam um “efeito de distanciamento” que ajudaria o espectador a tomar distância da história para anular a identificação e a catarse, a fim de poder gerar uma atitude crítica ante aquilo que está a ver. Um destes dispositivos é o uso da “ficção na ficção”. Em Hable con ella, Almodóvar substitui o momento da violação de Alicia por uma metanarração a respeito da união entre dois seres amados e suspende o julgamento crítico sobre a violação em si.

Palavras-chave : Almodóvar; Brecht; Ocampo; Puig; distanciamento.

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