SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Amante menguante ou a análise da transposição de uma metáfora: Silvina Ocampo, Manuel Puig e Pedro Almodóvar. A articulação dos efeitos brechtianosOs pas(sos) em Pessoa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

REY, Rosario Mascato. Da caixa tipográfica à cena: modernidade e performance poética em Espanha (1905-1936). Diacrítica [online]. 2012, vol.26, n.3, pp.245-262. ISSN 0807-8967.

Em inícios do século XX, as leituras de poesia convertem-se num foro para a troca de ideias literárias e para a experimentação de novas propostas estéticas e identitárias. A rutura com os repertórios tradicionais e a abertura de novas direções facilita que os assistentes possam reciclar as suas próprias noções de arte e as suas relações com a cultura do campo literário em expansão. A declamação poética permite, por um lado, romper a forma sequenciada da caixa tipográfica, estabelecendo o verdadeiro alcance melódico do texto, numa expressão mais do seu carater efémero; por outro lado, dá corpo aos seus aspetos mais visuais, por meio da incorporação de mecanismos próprios da representação dramática, o que a transforma num dos modelos para a renovação da cena teatral. Por tudo isto, a interpretação de poesia - à maneira de prática performativa moderna- é um elemento de interesse para os escritores espanhóis do momento.

Palavras-chave : Modernidade; poesia espanhola; leitura; performance; interpretação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )