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Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

LEAL, Audria  e  CALDES, Ana. Mecanismos de textualização e construção textual: para uma abordagem sócio­ discursiva do cartoon. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.1, pp.175-194. ISSN 0807-8967.

Os textos, como resultados das atividades humanas, possuem na sua organização parâmetros que dependem do contexto situacional, estrutura e regras do sistema linguístico. Estes parâmetros são dependentes das decisões do produtor dos textos, entre as quais figuram a escolha do género e, consequentemente, da sua arquitetura interna. A partir desta ideia, Bronckart (1999) desenvolve um modelo de análise de textos, procurando explicar as operações psicológicas que estão subjacentes à produção textual. Neste artigo, procuraremos mostrar, através da análise do género cartoon, o papel que os mecanismos de textualização desempenham na construção textual. Para isso, em primeiro lugar, iremos apresentar os pressupostos teóricos que fundamentam a nossa análise para, em seguida, analisarmos um modelo de cartoon, procurando refletir sobre a relação entre o plano de texto e os processos de coesão e conexão nele presentes.

Palavras-chave : género textual; plano de texto; processos de coesão e conexão.

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